Imprimir

O que é a JMV

A Juventude Mariana Vicentina (JMV) é um movimento juvenil que tem por objetivo acompanhar os jovens cristãos no crescimento da sua fé, até à maturidade cristã. Também o leva a viver comunitariamente a fé inspiradora nos testemunhos de Maria e Vicente de Paulo .

O nome oficial da Associação em Portugal é: JUVENTUDE MARIANA VICENTINA (J.M.V.). A nossa insígnia ou divisa é a Medalha Milagrosa.

A JMV é a mesma Associação dos Filhos e Filhas de Maria, que teve origem nas aparições da Virgem Maria a Santa Catarina Labouré em 1830. Foi aprovada por Pio IX em 1847 e posteriormente confirmada por outras disposições da Santa Sé.

A JMV é um movimento de leigos composto e orientado por leigos. JMV é um modo ser cristão hoje, na Igreja rejuvenescida e enriquecida pela diversidade dos carismas que o Espírito Santo vai suscitando através dos tempos. 

A JMV conta com o apoio dos Padres da Congregação da Missão (Padres Vicentinos) e das Irmãs Filhas da Caridade.

 
 
 
RAÍZES DA JUVENTUDE MARIANA VICENTINA
 
A associação Juventude Mariana Vicentina é o fruto de um desejo revelado nas aparições da Virgem Maria, em 1830, a Santa Catarina Labouré, filha da caridade, que a encarregou de uma missão: organizar uma associação: a Confraria de Filhas de Maria para as quais "as graças serão abundantes para os que as pedirem com confiança e fervor".
 
No mesmo ano a Santíssima Virgem aparece novamente a Catarina e pede que se faça "cunhar uma medalha" que diria "Ó Maria concebida sem pecado rogai por nós que recorremos a vós". A esta medalha são atribuídas muitas curas/conversões. É a chamada "Medalha Milagrosa".
 
Tendo sido iniciados em Paris, nos colégios internos das filhas da caridade com o objetivo de ajudar a Juventude, o movimento foi crescendo dentro de França e fora desta, levado pelas filhas da Caridade e pelos padres Vicentinos espalhados pelo mundo e existe hoje nos 5 continentes.
 
São Vicente de Paulo iniciou, na Igreja, um estilo novo seguimento de Cristo e de incarnar o Evangelho: viver a fé no serviço do pobre.
 
Desta dupla nascente, Nossa Senhora e Vicente de Paulo, brotam duas das notas características da JMV: Mariana e Vicentina.
 
 
 
OBJETIVOS DA JMV
 
  • Educar os seus membros na Fé e na vida de oração;
  • Suscitar o espírito missionário em favor dos Pobres, vítimas da pobreza espiritual e material;
  • Preparar os membros para colaborarem no seio da Igreja e da sociedade com os agentes da pastoral;
  • Trabalhar na promoção dos jovens e na ajuda à melhoria da sociedade.
 
 
QUEM FAZ PARTE DA JMV
 
  • Jovens do 15 aos 30 anos;
  • Juvenis dos 11 aos 14 anos;
  • Adultos, casados ou solteiros, comprometidos na formação, na animação e nas atividades da JMV.
 

Pensa um pouco:

“O cristão acolhedor é um verdadeiro dom para a Igreja, porque a Igreja é Mãe e uma mãe acolhe a vida e a acompanha”

Papa Francisco

Audiência com a Família Vicentina

Vaticano, 15 outubro 2017

Visitas

390909
HojeHoje520
TotalTotal390909