Imprimir

Ano Pastoral 2014-2015

 

"PROJETA-TE PARA CRISTO!"

Tema para o ano JMV 2014/2015


“…crescer até à medida da estatura completa de Cristo”

(Ef 4, 13)

 


Quando um arquiteto inicia o desenho de uma casa, ele procurar projetar algo que idealizou. Normalmente é um processo que exige preparação do arquiteto, em que este aperfeiçoa a sua técnica e em que tem em atenção muitos pormenores para o desenho da casa. Deste modo, projetar torna-se um processo moroso, mas, no final, e quando o arquiteto se dedica de “alma e coração”, surge um desenho fabuloso, capaz de apaixonar.

Na vida de Jesus, encontramos o exemplo máximo de “projetar” uma vida. Jesus passou a maior parte da Sua vida mais a preparar-se (vida oculta) do que a "executar" (vida pública de Jesus, as suas parábolas, os seus milagres e a sua Paixão, Morte e Ressurreição).

Mas o que significa para nós projetar as nossas vidas? Significa conhecermos os nossos sonhos, os nossos projetos, as nossas dificuldades e os nossos medos, e procurar concretizá-los. Mas um cristão, mais que idealizar simples sonhos, deve procurar projetar sonhos que o conduzem numa vida e que o aproximem cada vez mais de Deus! Que o fazem crescer na fé!

São Paulo, na sua Carta, aos Efésios dizia: “…crescer até à medida da estatura completa de Cristo”. Este deve ser o projeto de qualquer Cristão, projetar uma vida que o aproxime “da estatura de Cristo”!

Uma vida que procura crescer no caminho da verdade e do amor, que nos conduz à maturidade espiritual, que nos leva mais longe e mais profundamente à unidade de uma vida comum com Cristo, na medida em que vamos sendo progressivamente semelhantes, em todo o nosso ser, à natureza de nosso Senhor.

A associação Juventude Mariana Vicentina lança assim, aos jovens, um desafio: "Proteja-te para Cristo!". Não tenhas medo, não te acomodes, mas procura, sim, fazer da tua vida um projeto que te aproxima cada vez mais de Deus.

E como podes fazê-lo?

- Procurando crescer na formação humana e Cristã;
- Procurando crescer nas virtudes (fé, esperança e caridade);
- Descobrindo a tua opção vocacional!
- Idealizando e procurando concretizar projetos de vida, que dão sentido à tua vida;
- Descobrindo na Nova evangelização, novos caminhos que levam a Boa-Nova ao irmão e novas formas de caridade, na linha com o tema que foi proposto para a Família Vicentina.

Nunca te conformes, pensando que já chegaste a um patamar espiritual suficiente. Continua a “crescer” espiritualmente, procurando conhecer cada vez mais a vontade do Senhor e, com(o) Maria, conserva e guarda-a no teu coração para poderes nessa vontade fundamentar as tuas escolhas e ações do dia a dia.

"Proteja-te para Cristo!"

Aceitas o convite de viver esta alegria com a tua Família JMV?

 

PLANO DE ATIVIDADES 2014/2015 - Clica AQUI

 

Vídeo de apresentação do tema do ano 2014/2015

 

 

Pensa um pouco:

"Um homem por caridoso que seja, se não for humilde, não terá caridade; e sem caridade, ainda que tenha bastante fé para transportar montanhas, ainda que desse os seus bens aos pobres e o seu corpo ao fogo, tudo lhe seria inútil."

S. Vicente de Paulo

(Coste XII, 210)

Visitas

363726
HojeHoje61
TotalTotal363726